Na manhã desta quarta-feira (9), foi realizada na praça do Povo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) uma exposição fotográfica em homenagem aos 40 anos da sua sede, o palácio Petrônio Portella. A exposição faz parte das comemorações dos 190 anos do Legislativo piauiense.
“É uma exposição muito importante, uma vez que esse prédio é um marco histórico na paisagem de Teresina. É um verdadeiro patrimônio. São 40 anos de instalação da Assembleia aqui no prédio”, explica o curador da exposição, Paulo Vasconcelos. Ele acrescentou que a exposição é uma alusão especial ao ex-senador e ministro Petrônio Portela, figura política de fundamental importância para o Brasil.
O deputado Wilson Brandão (PP) ressaltou que a exposição resgata a história do Poder Legislativo, assim como de Petrônio Portela, dos deputados e do parlamento. “Isso é muito bom, quem não tem história não tem passado. Então eu fico feliz com a ideia do presidente Severo de resgatar esse momento, os 40 anos do nosso edifício-sede e eu tenho certeza que esse Parlamento representa a força da democracia piauiense. Ele é essencial para que a gente possa ter essa proximidade com o povo do Piauí. Então eu fico muito feliz ao ver essa bela exposição, como também ao homenagear os 40 anos desse prédio”, afirmou.
Luciano Nunes Santos, ex-presidente da Alepi, disse que a exposição resgata a história da Assembleia e ressaltou que chegou na Casa em 1985, ano da inauguração do Palácio. “Eu tomei posse lá no Palácio Anísio de Abreu. Era um prédio improvisado. Naquela época, existia aquele prédio, fizeram um anexo para acomodar os gabinetes dos deputados e a Assembleia funcionou por muitos anos lá. O Palácio Petrônio Portella tem uma arquitetura diferenciada. Foi um marco”, concluiu.
“Este ano, a atual sede da Alepi, o Palácio Petrônio Portella, completa 40 anos, mas o Poder Legislativo completa 190 anos. É tanto que nós estamos aqui fazendo esse resgate histórico e, com essa exposição, dos 40 anos do Palácio, iremos homenagear os parlamentares que, à época, estavam na Assembleia Legislativa”, destacou o presidente da Casa, Severo Eulálio.
O presidente da Alepi ainda ressaltou que, dentro dessas comemorações, está levando a Assembleia para algumas cidades do interior do Estado, para que as pessoas possam acompanhar mais de perto o trabalho do Legislativo. “Já estivemos em Picos. O próximo já está marcado, será em Oeiras, que foi onde deu origem ao Poder Legislativo”, disse. (Ascom Alepi)