O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador Aderson Nogueira, participa do XV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que ocorre em Santa Catarina. O encontro reúne os 27 presidentes dos tribunais estaduais para discutir os desafios atuais e futuros da Justiça, fortalecendo a integração entre os tribunais. A abertura do evento aconteceu no plenário do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nesta quarta-feira (26).
A programação do XV Consepre inclui palestras e painéis sobre temas estratégicos, como modernização do Judiciário, acesso à Justiça e inovações na gestão processual.

Para o presidente do TJPI, a troca de experiências entre os tribunais fortalece a cooperação institucional e contribui para aprimorar a prestação jurisdicional no Brasil
“Esse encontro é uma oportunidade para alinhar iniciativas, compartilhar boas práticas e construir soluções conjuntas para os desafios do Judiciário. O diálogo entre os tribunais é essencial para garantir uma Justiça cada vez mais eficiente e acessível à sociedade”, ressaltou o desembargador Aderson Nogueira.
Na abertura da solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e presidente do Consepre, desembargador Francisco Oliveira Neto, destacou a importância do diálogo institucional para o enfrentamento dos desafios da magistratura.
“Discutiremos aqui as questões do exercício da jurisdição através de um diálogo sério e maduro para enfrentamento das dificuldades que encontramos no dia a dia. Contamos com todos os presidentes de tribunais neste evento e recebemos todos de braços abertos para promover esse diálogo”, afirmou o desembargador Francisco Oliveira Neto.
A vice-governadora de Santa Catarina ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento do sistema de Justiça.
“Este encontro, ao reunir as lideranças do Judiciário, proporciona um espaço essencial para garantir um sistema de Justiça forte, acessível e resolutivo”, destacou a vice-governadora.
O XV Encontro do Consepre segue até sábado (29) e contará com debates sobre as principais diretrizes para o aperfeiçoamento do Judiciário brasileiro.