Acontece hoje e amanhã, dias 20 e 21 de março de 2025, o “Encontro Estadual da Magistratura”, evento pensado para promover a integração entre os magistrados do Estado e buscar o alinhamento destes com os objetivos da gestão atual da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, com foco nas metas do Prêmio CNJ de Qualidade (Governança, Dados e Tecnologia, Produtividade e Transparência) e dos selos de eficiência definidos no Painel de Correições.
Entre os temas em debate, estão as práticas adotadas por unidades judiciais que são modelos de gestão e produtividade; observância obrigatória dos precedentes qualificados (decisões judiciais que servem como diretrizes para outros julgamentos similares) e da estipulação de métodos para verificação de produtividade.
Também, durante o evento, o corregedor vai anunciar a fiscalização do Provimento 181, de 13 de março de 2025 que dispõe sobre a presença dos magistrados nas unidades judiciais. Mensalmente vão ser fiscalizadas as 10 piores unidades judiciárias através de registro de presença dos magistrados e dos relatórios de desempenho indicados pelo “Painel de Correições”, ferramenta de tecnologia desenvolvida na Corregedoria da Justiça do Piauí.
“Um evento como esse direciona, mostra com clareza, unidades judiciais que são modelos de gestão e as unidades judiciais com pior desempenho vão ser cobradas porque o que a sociedade exige é eficiência nos serviços. Existem juízes trabalhando de outros Estados sem autorização do Tribunal de Justiça do Piauí”, declara o corregedor geral da Justiça do Piauí, Des. Erivan Lopes.
O encontro será realizado em dois dias, com exposição de painéis de palestrantes convidados pela manhã, e debates dos grupos temáticos à tarde, que terão como objetivo a aprovação de enunciados para aprimorar a prestação jurisdicional.
O encontro acontece no Auditório Multiuso do prédio do TJPI e em salas específicas para as reuniões com os grupos temáticos.