Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 08 de março, o Núcleo de Apoio Multidisciplinar da Comarca de Picos (NAM) promoveu segunda-feira (10), uma manhã de palestras e roda de conversas sobre a importância do empreendedorismo feminino, mediada pela influenciadora Talyane Lavor. A ação faz parte das atividades da Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa na Comarca, que ocorre até a sexta-feira (14).
Tendo como público-alvo mulheres em situação de violência doméstica, a palestra Empodera Mulher abordou os desafios de ser mulher e gerenciar o seu próprio negócio, orientando e trazendo conteúdos motivacionais para desenvolver a independência financeira feminina às mulheres.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador Aderson Nogueira, a violência contra a mulher precisa ser compreendida como um problema social sistêmico: “É fundamental apostarmos na prevenção, pois sempre será a melhor alternativa, e tão essencial quanto é buscarmos reparar e levar Justiça às vítimas. Mais que atos de machismo e misoginia, a violência contra a mulher é uma problemática sistematicamente enraizada na sociedade, e que deve ser amplamente combatida, divulgada, denunciada e julgada”, afirmou o presidente do TJPI.
Para o magistrado da 1ª Vara Criminal de Picos, Carlos Augusto Arantes Júnior, ações de conscientização e reparação são essenciais para a efetividade da Justiça às vítimas de violência doméstica ou familiar.
“Estamos lidando com mulheres que, expostas ao medo e à violência, foram vítimas de agressões e de desrespeito dos seus direitos fundamentais. Mais do que assegurar a segurança e a plenitude da Justiça, precisamos também de ações de conscientização como esta que realizamos, para que as mulheres saibam como ajudar outras mulheres e, juntas, fortaleçam suas vidas profissionais e individuais”, concluiu o magistrado. (Ascom TJPI)