A renúncia do professor Charles Silveira à presidência da Fundação Municipal de Saúde surpreendeu. Um dos primeiros indicados para o primeiro escalão da prefeitura, Charles começou a desempenhar a presidência da Fundação bem antes do dia primeiro de janeiro, quando oficialmente assumiu o cargo, uma vez que a saúde pública, naquele momento, era o setor da administração municipal que mais preocupava o prefeito Sílvio Mendes, com o desabastecimento das unidades hospitalares e as dívidas gigantescas herdadas da administração anterior.
A forma como a comunicação foi feita mostra o tamanho da insatisfação do ex-presidente. Segundo o próprio prefeito Sílvio Mendes, Charles Silveira lhe enviou um bilhete comunicando sua renúncia e, pelo que se viu em seguida, de forma irrevogável. Não se sabe o motivo do desentendimento, mas o próprio Charles, em um comunicado, deixou claro que houve uma desavença entre os dois em relação a um encaminhamento administrativo e diante do fato do prefeito ter sido eleito pelo povo de Teresina e não ele.
As manifestações dos dois sobre o acontecimento também não deixa dúvidas quanto à gravidade da desavença, sob o ponto de vista do ex-presidente da FMS. Enquanto o prefeito, diplomaticamente, lamentou a perda e disse que foi por questão pessoal, Charles não fez nenhuma questão de botar panos quentes no caso.
O prefeito anunciou o nome do dentista Francisco Pádua para o lugar do demissionário. Ele já foi presidente da Fundação e esteve na diretoria quando esta era presidida pelo também ex-prefeito Firmino Filho.
Sílvio Mendes falou assim sobre o episódio: “O professor Charles decidiu por questão pessoal, deixar a fundação, é uma grande perda, uma pessoa experiente. Como a fundação enfrenta muitos problemas, não pode ficar sem uma direção, então assume o Francisco Pádua, que é dentista e funcionário da prefeitura, que já trabalhou na fundação na gestão do Firmino e na minha como presidente da FMS, então desejo sucesso a ele e vamos ficar cada vez mais perto”
Já o professor Charles Silveira divulgou o seguinte:
Comunicado
Comunico a minha exoneração do cargo de Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A decisão foi motivada por um desencontro relativo a um encaminhamento administrativo, em que fez-se necessário prevalecer o entendimento do Prefeito Sílvio Mendes, eleito pela população de Teresina.
Continuo solidário e apoiador da gestão do Prefeito Sílvio Mendes.
A FMS será gerenciada pelo Dr. Francisco Pádua, que assumirá interinamente a Presidência da FMS.
Recebi mensagens de agradecimento da equipe gestora da FMS, de modo que devolvo o agradecimento a todos, e informo que cada ato foi dedicado ao bem-estar e à saúde da população que necessita do SUS.
Charles Silveira